Colunistas

» Esporte


Chama Olímpica desembarca em Brasília para início do revezamento

Por Redação

Publicado em 03/05/2016 14:40

tocha_olimpica

O avião com a chama Olímpica pousou às 7h26 na manhã desta terça-feira (3) em Brasília. Créditos: André Luiz Melo/Rio 2016

A chama Olímpica já está em Brasília, ponto de partida do revezamento da tocha dos jogos do Rio de Janeiro. O símbolo viajou de Genebra, na Suíça, até a capital brasileira na madrugada desta terça-feira (3), em voo exclusivo que reuniu personalidades do esporte, da imprensa e convidados. Ao longo dos próximos 95 dias, a chama passa por mais de 300 cidades das cinco regiões do Brasil até chegar ao Maracanã, no Rio de Janeiro, para a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no dia 5 de agosto.

Depois de uma cerimônia repleta de tradição nas ruínas do templo de Hera, em Olímpia, em 21 de abril, a chama foi acesa. O ritual (o mesmo seguido pelos gregos na Antiguidade), envolve a criação do fogo a partir da convergência dos raios do sol em um espelho côncavo, mantendo assim sua "pureza". Uma vez acesa, a chama então viaja por terra, água e ar sem nunca ser apagada – é apenas "passada" até chegar ao seu destino final: a pira Olímpica da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Nesta primeira semana, a tocha circula pelo Distrito Federal e pelo estado de Goiás. A partir do domingo (8), é a vez de Minas Gerais receber o fogo olímpico. O revezamento no país-sede começou já nesta terça-feira (3) e tem passagens pelo Palácio do Planalto, Estádio Mané Garrincha, Catedral de Brasília e Ponte Lúcio Costa. O dia termina em festa comandada por Daniela Mercury e Diogo Nogueira na Esplanada dos Ministérios. Esta é a primeira das mais de 300 cidades que compõem o revezamento.

Mais sobre » Rio 2016 , olimpíadas , Brasília

Comentários »



f">