Colunistas

» Esporte


Seleções de Basquete e handebol masculinas conquistam ouro no Pan

Por Redação

Publicado em 26/07/2015 01:00

pan_handebol_feminino

Seleção Brasileira venceu o Canadá na casa do adversário e chegou à sexta medalha de ouro do basquete masculino em Pans. Créditos: Danilo Borges/Brasil 2016

Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 não foram uma competição da qual a Seleção Brasileira de basquete masculina guarde boas lembranças. No México, o time buscava chegar ao sexto título continental, mas teve o sonho adiado após uma campanha irregular na primeira fase, quando, após vencer o Uruguai (80 x 71), caiu diante dos Estados Unidos (88 x 77) e, depois, foi derrotado pela República Dominicana (85 x 77). Restou à equipe a disputa do quinto lugar, contra o Canadá, partida que terminou com vitória brasileira por 74 x 56.

Quatro anos depois, em Toronto, a história foi outra, tanto para o Brasil quanto para o Canadá, que disputaram, neste sábado (25), a final masculina. Os dois times chegaram invictos à final e, diante de um estádio lotado no Ryerson Athletic Centre, o técnico campeão olímpico Rubén Magnano (ouro em Atenas 2004, com a Argentina) conquistou, finalmente, seu primeiro título com a Seleção Brasileira, equipe que comanda desde 2010.

Com a vitória em Toronto, a Seleção Brasileira masculina de basquete chega à 14ª medalha em 17 edições dos Jogos Pan-Americanos. O time conquistou o ouro em Toronto 2015, Rio de Janeiro 2007, Santo Domingo 2003, Winnipeg 1999, Indianápolis 1987 e Cali 1971.

Handebol
Desde que chegaram ao Canadá, os jogadores da seleção brasileira de handebol masculino nunca esconderam que estavam com a Argentina "entalada" na garganta. Desde a derrota para os hermanos em Guadalajara 2011 – resultado que tirou a equipe verde e amarela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 –, a vitória sobre os arquirrivais nos Jogos Pan-Americanos de Toronto se tornou uma obrigação. E a medalha de ouro veio neste sábado, após uma partida emocionante. O time do técnico espanhol Jordi Ribera venceu por 29 x 27, na prorrogação, e subiu no lugar mais alto do pódio. O goleiro Myke, ovacionado e carregado nos ombros pela torcida após o jogo, fez defesas incríveis e foi o grande destaque da final.

Com o título, as duas seleções brasileiras de handebol (masculina e feminina) conquistaram medalha de ouro. As meninas subiram ao lugar mais alto do pódio ontem, e consagraram-se pentacampeãs em Pans.

Mais sobre » Jogos Pan Americanos , handebol , basquete

Comentários »



f">